sábado, 13 de setembro de 2008

RHODE ISLAND RED




RHODE ISLAND RED


Esta raça foi criada em 1845, no Estado norte-americano de Rhode lsland, pelo cruzamento de galinhas locais rústicas, com Shangais ou Cochinchinas e galos Malaios vermelhos. Apareceu nas exposições pela primeira vez em 1895.
Origem: EUA. Desenvolvidas nos estados de Nova Inglaterra Massachusetts, os rebanhos tenderam à coloração Rosa que chegou à cor profunda e constituição forte e penas duras.
Características: São aves excelentes para pequenas criações, são talvez as melhores aves de postura com dupla finalidade (Carne e Ovos), pois mesmo em pequenas faltas de alimentação, continuam com a produção de ovos. São melhores para a produção de ovos do que de carne. São uma das raças onde as qualidades de exibição e habilidade da produção podem com sucesso ser combinadas em uma única raça. Alguns machos podem ser agressivos. Têm os corpos retangulares, relativamente longos, vermelho tipicamente escuro na cor.
Descrição: Peso 3,850Kg no galo, 3,400 no frango, 3,000 na galinha e 2,300 na franga.
Plumagem vermelho rico, brilhante, uniforme, com pontas das penas da gola e da cauda pretas. O preto da plumagem, em local não especificado, constitui defeito.
Cabeça média horizontal e para a frente. O bico é médio, levemente curvo, córneo avermelhado, os olhos grandes, ovais, castanho-avermelhados. A crista é simples de serra, média, espessa na base, firme e ereta, podendo ser levemente flácida na fêmea em postura, com cinco pontas bem definidas, a da frente e a última menores, a espada lisa, inclinando-se ligeiramente para baixo, sem chegar a amoldar-se ao feitio da cabeça, sem recortes ou bifurcações. As barbelas são de tamanho médio, iguais, sem pregas ou rugas, os brincos oblongos, bem definidos, proporcionados. A crista, barbela, face e brincos são vermelhos brilhantes.
Pescoço médio, com esclavina abundante, caindo sobre os ombros, com penas meio soltas, menos emplumado na galinha, de cor vermelho vivo por fora e vermelho baço internamente. As esclavinas têm a extremidade bordada de preto.
Costas largas, compridas na horizontal - no galo com leve inclinação em curva até a cauda, com as penas do manto abundantes e de comprimento médio, de cor vermelho-vivo-brilhantes.
Cauda na galinha, curta, não muito aberta, em ângulo de 20º, preta com exceção das duas penas superiores, que podem ser orladas de vermelho no galo, de comprimento médio, bem arrumada, formando um ângulo de 30o , estendendo-se às grandes caudais menores. As cobertas (coberteiras) da cauda são médias em comprimento, largas e bem revestida de penas moles. As caudais são pretas, mas as cobertas da cauda podem tornar-se vermelhas na proximidade do manto.
Peito largo, saliente, arredondado, vermelho vivo. Corpo largo, profundo, comprido, com quilha comprida, direita, alongando-se para a frente, dando uma aparência oblonga, com as penas unidas ao corpo. O ventre possui penas moles não muito abundantes. A cor das diferentes regiões deve ser a mais uniforme possível e a cor interna deve ser vermelha, livre de plúmbeo.
Patas ou membros inferiores, apresentam coxas médias, cobertas de penas moles, tarsos e dedos de comprimento médio, bem torneados, lisos, bem afastados entre si, sem penas, canudos ou penugem, de cor amarelo rico ou córneo avermelhado, desejando-se uma linha de pigmento vermelho nos tarsos, descendo até‚ as pontas dos dedos.
Ovo: De cor Marron e Bom Tamanho.
Uso: Utilizadas para carne e ovos, são rústicas, grandes e excelentes poedeiras. Uma verdadeira galinha da fazenda.
Aptidões e outras qualidades:
É considerada uma raça mista, servindo tanto para a produção de ovos como de carne, porém quando se apura o desenvolvimento corporal, diminui-se a produção de ovos. Entre as raças mistas ‚ a única que, sob certas condições de seleção chegou a igualar-se a Leghorn na postura. Conforme o rebanho pode produzir de 180 a 240 ovos anualmente. Os ovos são grandes, pesando de 56 a 65 g, rosados ou pardos, cor muito apreciada no mercado interno. Choca muito raramente, sem permanecer muito tempo nesse estado. É das mais rústicas e menos sujeita às variações meteorológicas que a Leghorn. Os frangos produzem carne apreciada mas sem a precocidade nem a conformação dos híbridos modernos.