quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Galinha Caipira

No Brasil, a avicultura alternativa é praticada há bastante tempo, em pequenas criações de fundo de quintal, sítios e granjas. As aves são mantidas livres ou semiconfinadas, com acesso direto ao pasto por algumas horas ou durante todo o dia. É uma avicultura tradicional e familiar, com produção de carne e ovos direcionada ao próprio consumo, e com a venda de excedentes.
As tecnologias alternativas de produção adquirem cada vez mais importância na medida em que as exigências de conservação do meio ambiente, são incorporadas ao processo produtivo, as conservações ambientais, além de ter um benefício social, tende a se tornar um componente de competitividade dos produtos no mercado. As galinhas criadas no sistema semi-intensivo produzem carne com textura diferenciada e ovos com maior pigmentação, agregando um maior valor no momento da comercialização. A produção de carne e ovos, quando integrada à produção agrícola, gera a produção de proteína de origem animal para famílias de baixo poder aquisitivo.

Objetivos
? O aproveitamento dos espaços ociosos dentro da propriedade rural ou urbana;
? A obtenção de produtos (carne e ovos) de boa qualidade para o consumo familiar;
? A comercialização do excedente da produção a preços maiores do que os praticados para os produtos industriais;
? A diversificação das atividades alternativas na propriedade rural.

Publico Alvo
? Pequenos e médios produtores rurais;
? Assentamentos de reforma agrária;
? Associações de produtores rurais;
? Famílias de baixa renda, etc.

Benefícios da atividade
? Gerar renda e fixação do homem no campo;
? Fácil manejo: atividade que possibilita integração da família nas tarefas diárias;
? A obtenção de esterco de ótima qualidade;
? Aproveitamento do excedente de produção como alimentação alternativa, como, capins, leguminosas, frutas e hortaliças, o que poderá reduzir significativamente os custos com ração.

Alimentação
? 1 a 28 dias – Recomenda-se Ração Frango Inicial, facilmente encontrada no comércio varejista e atacadista, esta ração deve ter proteína bruta entre 21% a 22%, deve ser fornecida em comedouros apropriados, neste período não deve ser oferecido outro alimento além desta ração e água potável;
? 29 – 56 dias – Recomenda-se Ração Frango Crescimento, com proteína bruta variando entre 19% a 20%, deve ser fornecida em comedouros apropriados, a partir dos 28 dias as aves deverão ter livre acesso ao piquete, onde deverá ter boa oferta de verde;
? 57 dias ao abate – Recomenda-se Ração Frango Final, também de fácil aquisição, esta ração deve ter proteína bruta variando entre 16% a 17%. A idade de abate destas aves varia de 85 a 120 dias, conforme exigência de mercado, pois alguns clientes preferem aves com carne mais consistentes o que leva ao produtor prolongar um pouco mais a retirada do lote.

Incubação
A seleção das matrizes pode ser feita com base no plantel já existente, do qual são aproveitadas fêmeas em fase de pré-postura, filhas de matrizes de conhecido desempenho produtivo. Recomenda-se, que sejam adquiridos galos de raças puras com boa capacidade reprodutiva, adaptabilidade ao ambiente e ao sistema de manejo empregado, além do porte compatível com o das galinhas, possibilitando um plantel capaz de atingir altos índices de produtividade.
O período de incubação está relacionado com o tempo de estocagem (armazenamento) do ovo, com a estação do ano e com o peso dos ovos, e dura, em média, 21 dias (galinhas).
As diversas espécies de aves apresentam diferentes tempos de incubação, sendo mais breve para as codornas e mais longo para as emas. As galinhas apresentam incubação com duração intermediária, com temperatura de 37,5°C e umidade relativa de 60% na incubação e 70% no nascedouro.

Integração com outras atividades
Esta atividade poderá ser uma fonte de renda complementar quando consorciada a outras atividades agrícolas de uma propriedade, dentro do sistema de criação semi-intensivo. As aves necessitam a partir do 28º dia de área para pastagem, que em muitos cultivos a introdução destas aves em parte da área cultivada não acarretara prejuízos, por outro lado, em situações onde não seja permitido o acesso destas aves, poderá ser aproveitada a sobra de alguns cultivos para suplementação alimentar destes animais, o que traria ao produtor um benefício direto a um custo mínimo.

Instalações
As instalações para o frango caipira em regime semiconfinado, são estruturas bem simples, formadas basicamente de um abrigo (galpão) que tem como finalidade proteger as aves de possíveis predadores à noite e resguardá-las do calor e das chuvas, e de um piquete (área de pastagem). Por mais rústica que seja a criação, as normas técnicas nunca devem ser colocado em segundo plano no caso de adaptação de alguma instalação não esquecer de dimensionar ao tipo de criação desejada, a taxa de ocupação do galpão deve ficar em torno de 10 aves/m2.

* M.Sc. Engº Agrônomo, Consultor Externo do SEBRAE/CE e Membro da UNIAGRO. Autor: Francisco Éden Rocha Dantas*